segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Uruguai legaliza adopção por homossexuais

10-Set-2009

Apesar das oposição total da Igreja Católica e de uma parte da direita, o Uruguai é o primeiro país da América Latina a legalizar a adopção de crianças por casais homossexuais. Esta medida junta-se a outras já aprovadas anteriormente, como as uniões de facto entre homossexuais ou a abolição da norma que os impedia de aceder às escolas militares.

A adopção de crianças por homossexuais em união de facto foi aprovada no Senado com 17 votos a favor (da coligação de esquerda no governo e do Partido Colorado, de direita) e seis contra (do Partido Nacional, de direita). A lei já tinh sido aprovada na Câmara dos Deputados.

A nova lei dá menos poder aos juízes e transfere as decisões desse tipo para o Instituto da Criança e do Adolescente. Recorde-se que a adopção já era permitida por homossexuais a nível individual, alargando-se agora esse direito para homossexuais em união de facto, dado que o casamento entre pessoas do mesmo sexo continua a ser ilegal. Contudo, desde 2008 que os direitos das Uniões de Facto (tanto hetero como homossexuais) foram equiparados aos do casamento.

"O fundamental é que este projeto promove a igualdade das famílias com pais gays ou transexuais, que podem criar seus filhos com os mesmos direitos", congratulou-se um activista uruguaio pelos direitos dos gays, lésbicas e transexuais.

Outras medidas progressitas já tinham sido tomadas por este govcerno. Em Maio passado o presidente Tabaré Vázquez assinou um decreto que anulou a norma que impedia o ingresso de homossexuais nas Forças Armadas.

Também em Dezembro passado, o Senado aprovou um projeto de lei que permite a mudança de nome e de sexo a partir dos 12 anos de idade, que deverá ainda ser apreciado pela Câmara dos Deputados.

fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário